CULTO A JAVÉ _ Êxodo 5.1-9
Há duas realidades que vemos ocorrendo; uma é a de haver reuniões, elas consistem em uma assembleia se reunir e discutir ideias, ali só é para tratar assuntos de homens, e em alguns lugares não se espera por nenhum mover Divino;
A outra é a de haver culto, que significa pessoas indo até Deus em adoração acompanhada com práticas, visando alegrar e chamar o CRIADOR.
Cultos alegram bastante ao SENHOR – Ele queria Culto no deserto por parte dos israelitas - O culto está ligado ao primeiro mandamento “amar ao SENHOR DEUS de todo coração, colocá-lo acima”
Escutem esse relato: Ageu 1.8 “subi ao monte para trazer madeira e ...”
Deus quis que Israel o oferecesse culto no deserto, quando os tirou do Egito (foi o que Ele disse a Faraó – “deixe meu povo ir para que me preste Culto no deserto” – MAS isso não significava que Ele mendigava um culto, ao que em um dos livros, um dos profetas FALANDO por oráculo do SENHOR disse – “foi a mim que prestaste culto no deserto por quarenta anos? a quem vocês prestaram Culto no deserto?” (Amós 5.25)
Partindo desse ponto, afirmo que podemos não estar a Cultuar ao SENHOR mas sim tendo Reuniões, e Reuniões de homens, nada mal, mas sem PODER.
Mas e então, O que é um culto?
Dizemos vulgarmente “participar do Culto” – mas a verdade é que Não participamos do culto, mas oferecemos culto a Deus, eu o sacerdote (quem conduz o povo a Deus) e vocês povo oferecemos culto.
Como foi dito – “Temerás o Senhor, teu Deus, prestar-lhe-ás o teu culto..” (Deuteronômio 6.13)
Desde o inicio povos ofereciam Culto de sacrifícios, orações, cânticos a DEUS.
O culto é o mesmo que preparar algo e depois chamar o SENHOR para Ele vir receber (podendo Ele se agradar ou desagradar do teu Culto).
– Só pela despreocupação vista hoje, se será ou não aprovado em cada manhã de domingo, que afirmo que maioria dos lugares hoje tem reuniões e não cultos.
O profeta Amós dizia ao povo – “...prepara-te para te encontrar com o SENHOR..” (Amós 4.12)
É preciso preparo para cultuar, você não irá se encontrar com o Homem mas com Deus, precisa preparo; Escute o que o sábio escreveu:
“Guarde o teu pé, quando for a entrar na Casa de Deus...” (Eclesiastes 5.1), como quem diz –“se fores cultuar a DEUS guarde o teu pé”
Guardar o pé, significa – sê reverente, seja cuidadoso, temente, respeitoso...
Pois se pretende cultuar ao SENHOR JAVÉ, saiba que Ele : “...sonda o coração e examina a mente...” dos homens (Jeremias 17.10)
O culto a Deus exige temor, reverência, compromisso do povo; desde ao chegar tarde, dormir na Igreja, mexer telefone, rir atoa, brincar com bebê (muitos gostam disso, até quem não é mãe ou pai, quando a criança te olha você e começa a brincar com ela) – esse é o culto que você oferece ao teu Deus?
É preciso se preparar, pois foi dito:
O próprio SENHOR disse “e não irão de mãos vazias à presença do SENHOR” (Deuteronômio 16.16)
Eu digo mais – “não vá de mãos vazias e nem de coração e mente vazias diante de Deus”
O que você trouxe hoje para Deus? O que você preparou para oferecer ao SENHOR? – eu falo de ter preparado (isso exige antecipação, tempo, dedicação).
De certo que tudo que você faz até neste momento, isso pode ser teu culto; atrapalhado, atrasado, alguns esqueceram Bíblia, dormindo, e ATÉ NADA – e quem está receber esse culto que estás a oferecer? como achamos que isso chame a atenção do CRIADOR?
Um escritor disse – “Eu vim com a disposição do meu coração na presença de Deus, trouxe minhas lágrimas, mãos limpas e com marcas da obediência ao meu SENHOR no meu corpo”
Quando você ofereceu um culto a Deus?
A Bíblia diz “guarda o teu pé quando fores a Casa do Senhor teu Deus” – era suposto que a aprovação de Deus ao culto que você ofereceu fosse; óleo de alegria, voltar justificado para sua casa, cura, libertação – isso acontece quando o teu culto foi recebido por Deus.
Vejam o que o culto que Salomão ofereceu trouxe a terra – II Crônicas 7.1
Salomão havia “oferecido vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas em sacrifícios” (II Crônicas 7.5)
Reunido todos os cantores do reino; E ainda apresentado uma oração bastante forte ao Céu – ao que a Glória de Deus desceu.
Escutem uma promessa sobre o Culto – “Prestarás culto ao Senhor, teu Deus...” (Êxodo 23.25-26)
Pois uma coisa que o culto faz é esvaziar o Homem e o faz tão entregue – como uma ovelha ferida nos braços do pastor é cuidada.
Como Paulo disse – Romanos 12.1 ( culto lógico )
Isso não pode ser missa.
O senhor disse que é adorado/ o Senhor deseja que seus, aqueles que o adoram, o adorem em espírito e em verdade – verdade (desejo sincero, sem o tentar, Isaías 58)
Salmos 100:2-4 (NVI): "Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres! Reconheçam que o Senhor é Deus. Ele nos fez, e somos dele: somos o seu povo, rebanho do seu pastoreio. Entrem pelas suas portas com ações de graças e nos seus átrios com louvor. Deem-lhe graças e bendigam o seu nome!"
O que você traz ai consigo? Se é a tua alma quebrantada, TRAGA, se é um coração arrependido, TRAGA, se é tua vida, TRAGA AQUI.
OUVIR( BREVEMENTE )
ANTIGUIDADE!
Comentários
Enviar um comentário