QUEM OS HOMENS DIZEM QUE SOU? __ Mateus 16.13


Mateus 16.13

 Indo Jesus para a região de Cesareia de Filipe, perguntou a seus discípulos: — Quem os outros dizem que é o Filho do Homem?

A questão mais importante da sua vida é esta:

“Quem as pessoas dizem que Eu Sou?”, “E vós, quem dizem que Eu Sou?”

Jesus se importa com isso, e essa questão deve ser respondida geração pós geração.


Essa questão hoje em dia é/pode ser a mais facil de responder pela maioria das pessoas, diferente daqueles dias que uns tinham o entendimento de que ele era João Baptista, Elias, outros Jeremias, e até um profeta da antiguidade, hoje nossas respostas podem ser pouco acertivas e directas, mas acaso não deve ser porque temos a resposta dada pelos outros? OLHE o título dessa passagem - chama-se "A confissão de Pedro", mesmo tendo sido feita a todos, (e isso realmente faz com que até os que estão sendo chamados a aceitar Jesus digam “sim eu aceito a Jesus como meu Salvador”, e isso soa como um ferro que retine, que não cria diferença alguma), pois me parece ser sem entendimento, e isso é pior que não saber.

(João 7.12) diz que - Nos anos da vida do Senhor Jesus - “Haviam muitas opiniões sobre ele entre o povo”

Nos nossos nem tanto, parece uma questão respondida, e desnecessária de se fazer. 

Mas há algo nessa passagem que muda tudo, “caminhando Jesus a região da Cesareia de Filipe, interrogou seus discipulos”

Porque Jesus os levou a Cesareia e os interrogou lá?

Jesus os levou a cidade de Cesareia de Filipe, que era uma rota comercial, e onde tinham pelo menos quatro templos, onde todos os dias afluiam muitas pessoas, inclusive, lá convergiam pessoas religiosas.


O que Jesus fez é o mesmo que me pegar hoje e me fazer passar pelas Igrejas, e me perguntar: quem as pessoas dizem que Eu Sou? 


A questão parece absurda, mas não é! Jesus parado em frente de uma Igreja perguntar, quem as pessoas dizem que Eu Sou?  


Os discípulos responderam, “alguns dizem que é João Baptista, outros Elias, Jeremias, ou algum dos profetas antigos (nada mau, até que as respostas são boas, ninguém fala mal de Jesus aqui), mas nenhuma dessas respostas era verdadeira, aquela era a imagem criada pelos homens em suas religiões sobre Jesus. Não era satisfatória.

Os muçulmanos não falam mal de Jesus, ele é respeitado lá.

Se eu fizer essa questão aqui dentre nós, sei que terei boas respostas.

Mas Não basta invocar o nome dele, falar do seu nome, ou ter uma opinião correcta sobre Jesus, é importante saber quem realmente Ele é.

Nossas gerações tem tido uma tendência de remodelar Jesus ao seu gosto, e Ele acaba se tornando tudo.

Aqui ele é o Mestre da Antiguidade, Ali é o provedor Justo, outros dizem que ele é o seu tudo, mas agora entendo que Ele é tudo porque cada um está remodelar o seu Jesus. 

Jesus disse – “Nem todo oque diz Senhor Senhor entrará no reino do céu,.. Naquele dia, muitos me dirão: Senhor Senhor, nós não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demónios? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci, afastai-vos de mim, vós que praticais o mal” (Mateus 7.22-23)

Então quem era o Jesus que servimos por todo tempo na terra? O Jesus fabricado em nossos corações, o Jesus das nossas concepções. A idolatria desse Jesus.

Apocalipse 6.16 diz que muitos não aguentarão olhar para Jesus.

Mas e vocês, quem dizem que Eu Sou? Vocês tem a mesma resposta deles? (Perguntava aos discípulos)

Ele já havia os feito ver metade dos sinais e prodígios, Ele queria saber o que eles viam Nele, não se tratava de milagres nessa vez.

(Houve uns quatro sábios cegos, que indo a um animal que não era da sua região, decidiram saber que animal era: o primeiro sábio apalpou a barriga do animal e disse: – É muito parecido com uma parede!

O segundo sábio, tocando nas suas pernas, o corrigiu: – É muito parecido com uma lança!

O terceiro sábio, que segurava na fuça, retrucou: – É muito parecido com uma cobra!

A mão do quarto sábio acariciava o joelho do animal, e o sábio contestou: – É muito parecido com uma árvore!)

Vindo um menino, pediram que os dissesse que animal era, ele respondeu que era um elefante.

Todos estavam certos em suas descrições mas não eram verdadeiras suas respostas. 

Moral da história - nós como humanos temos uma tendência a definir nossa verdade absoluta com base em nossas experiências limitadas. 

Agora você entende o que O Apóstolo Paulo disse? "Ninguém pode dizer: Jesus Cristo é o Senhor! A não ser pelo Espírito Santo." (I Coríntios 12.3)

Senão for pelo Espírito Santo, responderemos errado a questão.

Jesus não quer nenhuma resposta teológica de si.

Ele é o Messias E..? O que isso muda na sua vida?

Eu não quero ter respostas teológicas na minha boca toda vez que me perguntarem sobre Jesus, olhe oque essa mulher fez – Lucas 7.37-39

(Se chora aos pés de Deus, se clama por perdão a Deus, se oferece sacrifícios de lágrimas a Deus, e ela viu tudo isso em Jesus de Nazaré.)

Romanos 10.9 diz - “se com a tua boca confessares Jesus como Senhor... serás salvo...”

A confissão pela boca é um sinal de rendição, quando você conflita com alguém ou têm alguma dúvida e ela te convence, você confessa - “voçê me venceu, Ele me convenceu o coracao”, a mulher samaritana disse “venham eu vos mostrarei o homem que falou tudo sobre mim” (João 4.29), Ele me convenceu.

(No dia que tive meu encontro com Deus, me recordo que não conseguia tirar uma só palavra da minha boca, eu só chorava, meio que as palavras que tivessem de ser ditas por mim a Ele, Ele é quem as dizia a mim mesmo, eu que era o dono da minha propria vida mas Ele sabia de tudo, e eu declarava “eu te aceito Senhor Jesus”, porque havia me convencido. )

Ele te convenceu?

Há um momento que é voçê que deve dizer as palavras da salvação – sim, eu creio em Jesus de Nazaré, Ele é o meu Senhor e Salvador. 

Igual ao que Filipe disse ao Eunuco: “é permitido te batizar, se crês de todo o coração. E o Eunuco respondeu: sim, eu creio que Jesus Cristo é o Filho de DEUS.” (Atos 8.37)

A pregação sobre Jesus o convenceu?

Eu não quero que você preste mais atenção na minha forma de pregar, mas na história dentro da pregação, é sobre conhecer Jesus Cristo.

Quem eu sou para ti? 

Minha fonte transbordante, minha porta aberta!

Pedro respondeu – "Tu es o Cristo, o Filho do Deus Filho" (Mateus 16.18)

Em meio a várias divindades criadas naquela sociedade, Pedro confessa quem realmente é Jesus.

“Não baseie muito no sentir, certa vez orei e senti muitos arrepios, e depois fui assistir um filme e senti arrepios, e até hoje me arrepio com algumas”, Jesus transforma, e torna humilde e simples o arrogante e o orgulhoso.


OUVIR


Comentários